Tratamento da água: Por que ele é importante?
Água é vida! Esta frase pode até parecer cliché, mas é a mais pura verdade. Afinal, 70% do corpo humano é água.
Portanto, para manter toda essa máquina humana funcionando da melhor forma, é importante garantir que os níveis de um dos principais combustíveis estejam em dia.
Mas quando falamos do consumo de água, não se trata simplesmente ir até a fonte mais próxima, encher o copo e beber.
Para garantir que todos os benefícios do consumo de água surjam é fundamental ter a certeza de que se trata de água de qualidade.
Será que a água que chega na torneira da sua casa é realmente segura e própria para consumo? Outra pergunta: será que é difícil ter acesso a água realmente limpa?
Preparamos um material a fim de explicar um pouco mais sobre a importância de tratar a água para seu consumo. Além disso, veja como é possível garantir que chegue até sua casa uma água saudável e livre de impurezas.
Para finalizar, deixamos uma dica que vai te ajudar a garantir mais saúde e qualidade de vida para você e sua família.
Por que devo investir no tratamento da água?
Como não é segredo para ninguém, manter o corpo hidratado é fundamental para a saúde.
A água é a responsável por regular a temperatura corporal, atuar na desintoxicação do organismo, garantir a absorção de nutrientes, facilitar a digestão de alimentos, melhorar a circulação sanguínea, prevenir o aparecimento de pedras nos rins, ativar a circulação e ainda deixar a pele mais bonita.
Entretanto, para garantir que a água traga todos esses benefícios para o organismo é importante ter alguns cuidados.
Além de um consumo de, no mínimo, dois litros de água por dia, é fundamental que esta água seja POTÁVEL.
Se a água não está adequada para o consumo, além de não cumprir devidamente com suas funções, a ação pode ser contrária e adoecer o organismo. Algumas das doenças são:
- Diarreia;
- Cólera;
- Hepatite A;
- Febre tifóide.
Como se não bastassem essas doenças, beber água contaminada pode levar para o organismo agentes patogênicos, como bactérias e protozoários que podem se tornar um grande problema.
O mais surpreendente é que muitas pessoas não têm acesso a uma água de qualidade. Um estudo divulgado em 2021 pelo Instituto Trata Brasil mostra que 35 milhões de brasileiros, infelizmente, não têm água potável.
E o que parece ser algo além da realidade, mostra que a baixa qualidade da água está mais próximo do que se imagina.
O que muita gente não sabe é que nem sempre a água que chega através das estações de tratamento são próprias para consumo. De fato, a água tratada, no entanto, até chegar no copo, passa por tubulações que interferem na sua qualidade.
Mas calma, nosso objetivo não é te assustar, pelo contrário. A ideia é alertar para a importância de ter um bom tratamento de água e garantir o consumo de água potável para toda sua família.
Aposte em um tratamento de água personalizado
Antes de pensar no tratamento da água, é fundamental identificar qual (ou quais) tipos de tratamento a água necessita. Isso é feito através da análise que é realizada após a coleta de uma amostra da água.
É muito importante que a coleta seja realizada por profissionais capacitados que saibam manipular a amostragem desde o momento da coleta.
Feito isso, partimos para a análise. Após a coleta é necessário realizar uma interpretação técnica dos laudos apresentados. É com esses resultados que se torna possível apresentar quais são as melhores opções para o tratamento da água.
Existem algumas formas de tratar a água e torná-la própria para consumo. Veja algumas delas.
Tratamento com cloro: é muito comum ouvir falar de cloro no tratamento da água de piscina. Agora, o que poucos sabem é que a substância pode ser utilizada também para tratar a água para consumo humano. Quando entra em contato com a água, o cloro é capaz de desinfeccionar o recurso, eliminando as bactérias presentes.
Carvão ativado: o carvão ativado é utilizado nos tratamentos através dos filtros. Ele absorve partículas e elementos contaminantes, reduzindo odores, sabores e patógenos.
Polipropileno: este também é um material utilizado em filtros, capaz de melhorar a qualidade da água a partir da retenção de partículas sólidas em suspensão.
Inox: Com o filtro de inox é possível reter as estruturas sólidas, remover cor indesejável, turbidez e possíveis sabores desagradáveis, além de reduzir condutividade, dureza e concentração de metais, como ferro e manganês.
Claro, a melhor forma de realizar o tratamento da água é escolhida de acordo com a análise técnica feita pelos profissionais. Com os resultados em mãos é possível encontrar, não apenas o melhor material, mas toda a estrutura para o sistema de tratamento.
Garanta água potável e de qualidade para sua casa
Lembre-se que investir no tratamento da água para seu consumo é o principal passo para cuidar da sua saúde e da sua família e até mesmo dos seus colaboradores.
Caso queira garantir que sua família tenha água potável, que tal conhecer a CNT ambiental? Com mais de 20 anos no mercado, a CNT oferece os melhores produtos e serviços para o tratamento da água.
Além disso, a CNT cuida também da saúde ambiental, realizando consultorias, sempre preocupada em preservar as nascentes e o meio ambiente como um todo.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre qualquer parte do processo, não se preocupe. É muito simples conversar com a equipe da CNT Ambiental. Basta clicar aqui que é possível falar com um dos consultores e tirar todas as suas dúvidas. Aproveite para seguir a CNT Ambiental no instagram.