Sua empresa pode ser multada por usar água sem autorização (e você nem sabe)

Se a sua empresa utiliza água de poço, rio ou nascente, existe uma regra que muita gente ignora: é preciso autorização para usar esse recurso.
Quem fiscaliza isso em Minas Gerais é o IGAM.
E o problema é mais comum do que parece.

O erro mais comum que leva à notificação

Muitas empresas perfuram um poço artesiano ou utilizam água há anos e acreditam que está tudo certo.

Até que chega uma fiscalização.

👉 E aí vem a surpresa: uso irregular da água.

Sem autorização, isso pode gerar:

  • multa
  • exigência de regularização imediata
  • até interrupção do uso

Exemplo real que acontece todos os dias

Uma indústria utiliza água de poço para produção há mais de 5 anos.

Nunca teve problema… até receber uma notificação.

Motivo: não possui outorga de uso da água.

Resultado:
💥 multa + prazo curto para regularizar

Como resolver (antes que vire problema)

A CNT Ambiental cuida de todo o processo de regularização.

Desde a análise da captação até a liberação para uso legal da água.

👉 Esse serviço é conhecido como outorga de uso da água.

Por que agir agora?

Porque a fiscalização está cada vez mais ativa.

E o que hoje está “escondido”… amanhã pode virar multa.

👉 Regularizar é mais simples (e barato) do que remediar.

Leia mais

Coronavírus no Esgoto

Covid-19 – Como que a engenharia ambiental e sanitária pode ajudar no combate ao novo

COVID e Gestão de Resíduos. O que diz a norma?

Estamos diante de uma pandemia e a pergunta que não quer calar: Como fica o