Se a sua empresa utiliza água de poço, rio ou nascente, existe uma regra que muita gente ignora: é preciso autorização para usar esse recurso.
Quem fiscaliza isso em Minas Gerais é o IGAM.
E o problema é mais comum do que parece.
Muitas empresas perfuram um poço artesiano ou utilizam água há anos e acreditam que está tudo certo.
Até que chega uma fiscalização.
👉 E aí vem a surpresa: uso irregular da água.
Sem autorização, isso pode gerar:
Uma indústria utiliza água de poço para produção há mais de 5 anos.
Nunca teve problema… até receber uma notificação.
Motivo: não possui outorga de uso da água.
Resultado:
💥 multa + prazo curto para regularizar
A CNT Ambiental cuida de todo o processo de regularização.
Desde a análise da captação até a liberação para uso legal da água.
👉 Esse serviço é conhecido como outorga de uso da água.
Porque a fiscalização está cada vez mais ativa.
E o que hoje está “escondido”… amanhã pode virar multa.
👉 Regularizar é mais simples (e barato) do que remediar.
Leia mais
Covid-19 – Como que a engenharia ambiental e sanitária pode ajudar no combate ao novo
Estamos diante de uma pandemia e a pergunta que não quer calar: Como fica o