Quantos litros de água gasta para escovar os dentes?

Quantos litros de água gasta para escovar os dentes?

quantos litros de água gasta para escovar os dentes cnt ambiental

Quantos litros de água gasta para escovar os dentes? Saiba o quanto de água seu banheiro pode desperdiçar

Você já parou para pensar em quantos litros de água gasta para escovar os dentes? Pois é, esta pode até parecer uma das tarefas mais rápidas e simples. 

No entanto, se você não tomar cuidado com a torneira, no final do mês a conta de água pode não ser tão boazinha. 

Pode parecer bobagem, mas escovar os dentes com a torneira desligada faz uma baita diferença. 

Para se ter uma ideia de quantos litros de água gastamos para escovar os dentes, aqueles que ficam com a torneira aberta estão jogando (literalmente) pelo ralo aproximadamente 12 litros de água. 

Imagine 12 litros de água indo embora todas as vezes que for escovar os dentes… 

Agora, quem escolhe fechar a torneira enquanto escova os dentes, consegue reduzir este número para apenas meio litro de água. 

Não é incrível? E melhor, se fizer uma forcinha a mais, é possível ter a boca higienizada com apenas um copo de água. 

A escovação pode ser considerada um dos maiores vilões quando o assunto é desperdício de água. 

Ok, pode até parecer pouco tempo, ser uma atividade rápida, entretanto, grande parte das pessoas têm o hábito de escovar os dentes duas ou mais vezes ao dia. 

Como isso funciona?

Vamos fazer uma conta rápida? Imagine uma casa em que mora uma família com 5 pessoas, cada uma dessas pessoas escova os dentes três vezes ao dia e todos os membros da família higienizam a boca com a torneira aberta. 

Olha a matemática, se cada escovação com a torneira aberta gasta 12 litros, por dia, esta família está desperdiçando 5.400 litros de água por mês, sendo 36 litros diários para cada membro. 

Muita coisa, não?

A economia não está apenas na escovação

Sim, é possível economizar água fechando a torneira enquanto escova os dentes, mas essa não é a única maneira de reduzir o consumo, especialmente no banheiro.

O que não faltam são formas de diminuir o consumo pela casa inteira. 

Mas como o assunto aqui é quantos litros de água gasto escovando os dentes, que tal dar uma voltinha por todo banheiro e descobrir outras formas de fazer essa redução?

Cuidado com o chuveiro

Aquele banho longo até pode ser maravilhoso e relaxante para o corpo, mas para o consumo de água, não é tão legal… Mesmo porque, grande parte da energia elétrica utilizada no Brasil vem da força da água, ou seja, ela é utilizada duplamente. 

Que tal usar a mesma máxima da hora de escovar os dentes para o banho? Vai passar o sabão pelo corpo? Fecha a torneira. 

Além disso, contabilize o tempo do banho, cinco minutos são mais que suficientes para ficar limpinho e não prejudicar o meio ambiente. 

Torneira fechada para escovar os dentes e fazer a barba: Na hora de cuidar da barba e bigodes, aqueles mesmos 12 litros de água são desperdiçados durante cinco minutos de torneira ligada. 

Tenha certeza que não há vazamentos no banheiro

Um chuveiro gotejando o dia inteiro só vai resultar em aumento da conta de água. 

Caso não consiga solucionar o problema imediatamente, coloque um balde, faça a captação da água e utilize para outros fins, como lavar a calçada, por exemplo. 

Mas isso não significa que o vazamento não precisa ser tratado. Assim que possível, procure profissionais para solucionar o problema.

Vaso sanitário não é lixeira

Além de entupir o encanamento, jogar lixo dentro do vaso sanitário aumenta drasticamente o consumo de água. 

Além do mais, convenhamos, não é nada higiênico. 

É realmente necessário usar a descarga? Entre 10 e 14 litros de água são gastos todas as vezes que a descarga é acionada. Você realmente precisa utilizá-la todas as vezes? Pense bem.

A economia não deve ser feita apenas escovando os dentes 

Questionar quantos litros de água gastamos para escovar os dentes é o primeiro passo para pensar em um consumo de água mais consciente. 

Que tal fazer da economia de água um exercício diário? Comece fechando a torneira na hora de escovar os dentes, feche o chuveiro quando for ensaboar no banho… Aos poucos, as atitudes vão se tornando hábitos de vida. 

Além do mais, o consumo consciente de água não deve ser feito apenas na sua casa, mas em todos os ambientes na qual convive, no trabalho, na escola e até durante o lazer. 

Reduzir a quantidade de água que consome é algo que se torna um estilo de vida. 

Lembre-se, cuidar do consumo excessivo de água é algo que vai além da economia financeira. Fazer isso é garantir um futuro com água potável para todos.

Aproveite para seguir a CNT Ambiental no Instagram e acompanhar algumas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Como está?
Como podemos ajudar?