O que é ETA?

O que é ETA?

o que é eta o que significa eta cnt ambiental

O que é ETA? Saiba como funciona uma Estação de Tratamento de água

A água é um recurso natural necessário não apenas para as pessoas, mas também para as indústrias, afinal, como produzir sem água? 

Para você ter uma ideia, as produções industriais são responsáveis por 22% do consumo de água em todo mundo. 

Bastante, não é mesmo? 

Entretanto, para que organizações ou pessoas utilizem a água, é importante que ela seja potável. 

E a melhor forma de garantir o acesso a água própria para o consumo é tendo a certeza de que ela foi tratada da melhor forma possível. 

Isso é possível com a instalação de uma Estação de Tratamento de Água, mais conhecida como ETA. 

O que é ETA? 

Como o próprio nome já diz, uma ETA (Estação de Tratamento de Água) é um mecanismo responsável por tornar a água potável com um processo que não afete negativamente o meio ambiente. 

Para ser consumida, a água precisa ser potável. Ou seja, estar dentro de um padrão que avalia coloração, cheiro, transparência e ausência de bactérias e\ou outros microorganismos. 

E, por mais que ela tenha uma boa aparência, não significa que esteja realmente limpa, independentemente de onde ocorreu sua extração. 

Para realizar o processo de limpeza da água, a ETA é dividida em algumas etapas. 

Floculação 

Como o próprio nome já diz, nessa etapa as impurezas formam pequenos blocos. 

Aqui, a água passa pelo canal de alimentação da ETA, onde um alcalinizante é adicionado para ajustar o pH, que deve ser entre 9 e 11. 

Depois, a água passa para a calha de floculação, onde a solução floculante reduz o pH entre 6,5 e 7,5. 

Após isso, é adicionado na água um polímero que ajuda no processo de coagulação dos corpos estranhos.

No fim da etapa, a água passa pela calha de floculação, onde encontra paredes internas com algumas aberturas que irão forçar a passagem do líquido em um fluxo diferencial, formando assim os flocos.

Decantação 

Lembra das aulas de ciências quando pegávamos um pote de água barrenta, deixávamos ela descansar e a terra ficava no fundo do pote? O processo é um pouco mais detalhado, mas a ideia deste processo é esta. 

Quando a água se distribui após o primeiro processo, ela fica em camadas. 

O decantador conta com placas lamelares que formam ângulos de 50º, eles conseguem impedir a passagem dos flocos que foram formados. 

Este processo consegue deixar bem específico uma camada de água limpa. No entanto, isso não é tudo, o resíduo do processo de decantação passa por um processo de desidratação, sendo extraída até a última gota de água. 

Por fim, esse resíduo é retirado e vai para um aterro licenciado por algum órgão ambiental. 

Filtração

Ainda não chegamos ao final do processo. Aqui, a água passa por um filtro que contém carvão antracito e uma camada de brita. 

Além de realizar a retirada de sólidos, o filtro também consegue tratar de outras impurezas que não foram eliminadas nas outras fases do tratamento. 

Desinfecção 

Por fim, mas não menos importante, chegamos na desinfecção. Aqui, a água vai para um tanque de contato, onde recebe o cloro para finalizar o processo de desinfecção e pronto. Temos água potável, pronta para consumo.

Extrai a água da natureza? Ela também precisa de tratamento. 

Muita gente conta com a sorte de ter fontes de água, como rios e até mesmo poços artesianos para consumo próprio, sem depender da companhia de saneamento. No entanto, isso não significa que esta água não precise de tratamento, muito pelo contrário. 

Lembre-se, água limpa é fundamental para todos nós, e, por mais que ela aparente estar limpa, este não é o medidor ideal de qualidade. 

Além disso, no Brasil há uma legislação que regulariza o tratamento de água no país, garantindo que os processos sejam seguros.  

Conte com uma empresa de confiança na hora de fazer sua ETA 

Quando decidir realizar a instalação de uma ETA é muito importante garantir que a empresa responsável pelo projeto seja de confiança. 

Afinal, estamos falando da instalação da Estação de Tratamento de água que vai abastecer sua casa, condomínio ou empreendimento. 

 

Além de escolher uma empresa que atenda todas as normas técnicas, certifique-se que ela estará disponível para qualquer eventual dúvida ou manutenção. 

Aproveite para seguir a CNT Ambiental no Instagram

 

Respostas de 2

    1. Que bom que gostou do nosso conteúdo! Precisando de soluções no segmento de tratamento de água, é só entrar em contato!! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Como está?
Como podemos ajudar?