Como a água é tratada? Saiba como a legislação brasileira atua na forma de tratamento.

Como a água é tratada? Saiba como a legislação brasileira atua na forma de tratamento.

Como a água é tratada?

A forma como a água é tratada é motivo de curiosidade de muita gente. Também pudera, afinal, a água potável é fundamental para nossa existência. 

Seja para beber, cozinhar, para hábitos de higiene ou até mesmo para trabalhar, é importante garantir que a água seja de qualidade. 

No entanto, infelizmente não são todos que têm acesso a água boa para consumo. De acordo com um relatório divulgado em 2019 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), 

uma em cada três pessoas no mundo inteiro não tem acesso à água potável. Esse é um número muito expressivo e que reforça ainda mais a necessidade de cuidarmos da qualidade da água que consumimos. 

A boa notícia é que existem formas de tratar a água, tornando-a própria para consumo

No entanto, para fazer isso é necessário cumprir com algumas regras de legislação. Por isso, antes de saber como a água é tratada, é importante entender como este tratamento deve ser feito. 

Como a água é tratada no Brasil? 

A melhor forma de estabelecer qualidade é formalizando, e isso também é importante no tratamento da água. 

No nosso país, a primeira vez que a utilização da água teve uma Lei, foi no ano de 1934, através do Código das águas, pelo Decreto de Lei nº 24.643. Além da forma de usar, o decreto determinou também a classificação da água e os direitos de uso. 

Além disso, contamos também com a Resolução CONAMA nº 357 de 2005. Trata-se da classificação dos corpos d’água e as diretrizes ambientais nas quais precisam se enquadrar. 

Outro ponto importante é que esta resolução é responsável por estabelecer padrões e condições de lançamento de efluentes. 

Já em 2011, o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 2914. Ela diz respeito aos procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo. No dia 03 de outubro de 2017, ela passou a ser Portaria de Consolidação 5 e possui um anexo muito interessante, mais especificamente, o anexo XX, que, além de falar do padrão da qualidade da água, diz também sobre o padrão de potabilidade. 

A alteração mais atual que temos é a de 2021, quando o Ministério da Saúde definiu a Portaria nº 888, de 04 de maio. 

Sabendo como tratar a água, é possível pensar no seu tratamento. 

Mas afinal, como a água é tratada? 

De modo geral, a forma como a água é tratada varia de sua fonte. Isso porque, aquela que é retirada dos rios precisa receber um tratamento diferente da água captada em poços, por exemplo.

O primeiro passo é fazer a captação. Ou seja, coletar a água que será utilizada. O próximo passo é o transporte, chamado de adução, que pode ser realizada de duas formas. 

Na primeira, a água é transportada em seu estado natural até a ETA ou ela já passa por algum  tratamento já em transporte e vai direto para o sistema de distribuição.

Chegando na ETA, é dado início ao tratamento, através de processos que contam: 

  • Cloração;
  • Coagulação;
  • Floculação;
  • Decantação.

Em seguida, a água passa pela filtragem. Ela acontece em tanques que são feitos com carvão antracito – capaz de retirar a sujeira que não saiu nos outros processos – areia e pedras. 

Já no final do sistema, a água passa pela correção de pH, o chamado pós-alcalinização, uma última adição de cloro, chamada de desinfecção e garante o fim de bactérias e vírus, e a adição de flúor.

Vale lembrar que, antes de ir para o consumidor, a água passa por uma série de testes. 

É importante garantir que a temperatura, a turbidez, o pH, quantidade de cloro e outras questões estejam dentro das normas. 

Você pode ter um sistema de tratamento de água em casa

Apesar do exemplo de tratamento de água citado ser de uma companhia de abastecimento de água, atualmente é possível instalar sua própria ETA. Apesar das companhias serem grandes responsáveis por garantir água para a  população, alguns grupos utilizam água de poços artesianos, por exemplo, e necessitam de tratamento adequado. 

Estes sistemas são muito comuns em condomínios, mas isso não garante que casas individuais possam contar com sua própria estação de tratamento, já que é possível realizar grandes estruturas ou menores, tudo de acordo com a necessidade de cada um. 

CNT Ambiental, por exemplo, oferece o serviço de tratamento de água e instalação de ETAs de acordo com a necessidade de cada cliente. Tudo de forma séria e com muita responsabilidade com o meio ambiente.

Garantia de água potável e de procedência

Que tal contar com um sistema próprio de tratamento de água e garantir que sua casa ou empreendimento conte com água potável que você realmente saiba a procedência. Entre em contato com a CNT Ambiental, conheça este e outros serviços e cuide da água que você e as pessoas ao seu redor estão consumindo. 

Lembre-se, a saúde começa pela boca e o que consome através dela.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Como está?
Como podemos ajudar?