Usa água de poço? Saiba como tratá-la e deixá-la boa para consumo

Usa água de poço? Saiba como tratá-la e deixá-la boa para consumo

água de poço cnt ambiental canvapro performer digital

Usa água de poço? Saiba como tratá-la e deixá-la boa para consumo

O uso da água extraída em poços artesianos é muito comum. E, apesar dessa água ser literalmente retirada da terra, quando a perfuração do poço é bem feita e a água recebe o tratamento adequado, seu consumo pode e deve ser realizado. 

Isso mesmo, as águas advindas de uma Solução Alternativa Coletiva (SAC), os famosos poços artesianos, não passam por nenhum tipo de tratamento e aqui no Brasil qualquer água que seja para consumo precisa passar por tratamento, conforme diz a Portaria GM/MS de nº 888 de 2021. 

Este cuidado é fundamental para garantir que a água seja potável, ou seja, própria para consumo. 

Mas não se preocupe, que hoje você descobre como realizar este tratamento e ter água potável. 

Por que tratar a água de poço? 

É muito comum que águas retiradas de poços artesianos tenham características muito próprias. Aproximadamente 70% da água retirada de poços artesianos apresentam excesso de ferro e manganês. 

O excesso destes minerais na água traz problemas muito maiores do que seu sabor ferroso ou a cor amarelada. Ela pode manchar e até mesmo deixar louças, roupas e outros objetos com cheiro forte e até mesmo manchados. 

Além disso, se a água é utilizada em processos industriais, eles podem ser prejudicados. No entanto, este é o pior dos problemas. 

O consumo de bebidas e a alimentos contaminados com o excesso desses metais propicia a proliferação de bactérias e aumenta o risco do aparecimento de doenças com o passar dos anos, entre elas: 

  • Alterações no pâncreas e fígado;
  • Rigidez muscular;
  • Doenças cardíacas;
  • Fraqueza; 
  • Tremores; 
  • Alterações no sistema nervoso. 

Com o risco de tantas alterações sérias, não vale a pena colocar a sua saúde e a de outras pessoas em risco, não é mesmo? A boa notícia é que é possível sim tornar a água do poço potável e aproveitá-la da melhor forma.

Basicamente, existem duas formas de tratar a água de poços artesianos, com o sistema de cloração e o sistema de filtração.

Cloração

Este processo consiste na aplicação de cloro na água através de gotejamento. Trata-se de um processo simples, armazenar a água e aplicar quantidade de cloro que se adeque à de água. Esta é uma boa opção, que pode ser utilizada apenas quando há bombeamento da água, fazendo com que não seja necessário as operações manuais. No caso da cloração é importante utilizar duas caixas: a armazenadora e a dosadora.

Uma curiosidade, quando a água é captada diretamente de um lençol freático chamamos de poços semi artesianos. Nestes casos, as águas costumam ter baixos índices de impurezas, dispensando processos de clarificação. 

Filtração 

Segundo o parágrafo Único do art. 24º, o único tipo de água que obrigatoriamente precisa passar pelo processo de filtração é a proveniente de manancial superficial. No entanto, como as águas de poços artesianos tendem a possuir altas taxas de ferro e manganês e até mesmo outros minerais como magnésio e cálcio, filtrá-la pode ser uma boa possibilidade. 

No caso da filtração, existem diferentes tipos do processo, veja só:

Abrangedor: tem a finalidade de diminuir os níveis de cálcio e magnésio da água. Ela passa por um leito de resina catiônica, que retém os íons cálcio e magnésio, Ca2+ e Mg2+. Além disso, são retidos no grupamento do ácido sulfônico e os íons de sódio.

Carvão ativado: a filtragem aqui acontece por conta da porosidade do carvão, que consegue absorver partículas mínimas que estão presentes na água, como gases. 

Filtro multimídia: Aqui, a água passa por diversos meios filtrantes, como antracita, quartzo e seixos rolados. 

Água barrosa não é potável

Um dos fatores para garantir que a água seja potável é sua coloração. E, com o excesso de metais, a água do poço artesiano nem sempre apresenta uma cor plausível. Mas não se preocupe, pois também há solução para isso. 

Nestes casos, a cor alterada também é o sintoma do excesso de ferro e manganês. Neste caso, a forma de tratar a água é com polifosfato, deixando as moléculas dos minerais complexadas, evitando assim reações de oxidação, fazendo com que fique cristalina.

Posso cuidar da minha água sozinho? 

Parece simples? Pode até ser. No entanto, todo este processo deve ser realizado por técnicos especializados que, além de testar a água e conseguir identificar quais são suas necessidades, terá conhecimento técnico para realizar o tratamento. 

Outro detalhe fundamental, qualquer pessoa ou empresa que queira utilizar água retirada de um poço artesiano, necessita ter a Outorga emitida por um órgão responsável. Ou seja, é necessário ter uma autorização.

Quer garantir água potável e dentro da legislação? A dica é procurar uma empresa especializada, tanto no processo de outorga quanto no tratamento da água de poços artesianos. 

A CNT ambiental é uma excelente opção para quem espera um serviço profissional e de qualidade. Entre em contato e veja quais são as melhores soluções para sua necessidade.

Aproveite para seguir a CNT Ambiental no Instagram

Respostas de 2

  1. Bom dia tudo bem?

    Gostaria por gentileza que fizesse o orçamento de Análise completa da água Poço Artesiano conforme a PORTARIA 888/21 Ministério da Saúde.

    Att

    1. Olá, a equipe da CNT Ambiental agradece o seu contato. Já enviamos a sua solicitação para o nosso time comercial dar seguimento com o orçamento.

      Desde já, agradecemos a confiança em nossos serviços!

      Atte.
      Equipe CNT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Como está?
Como podemos ajudar?